domingo, 23 de novembro de 2014

KYOTO - ANTIGA CAPITAL DO JAPÃO

Vídeo mostrando a cidade de Kyoto - Japão



Quioto (em japonês: 京都市; transl.: Kyōto-shi, Kyoto) é uma cidade do Japão na província homônima no centro sul do país. Fundada no século I, foi a capital do Japão Imperial, sendo substituída por Tóquio em 1868.
Com uma população estimada em quase 1,5 milhão de pessoas (2010), Kyoto forma, juntamente com as cidades de Osaka eKobe, uma região metropolitana conhecida como Keihanshin, que abriga mais de 18,6 milhões de pessoas (dados de 2010), figurando como a segunda mais populosa região metropolitana do país, atrás apenas da Grande Tóquio. Foi em tempos conhecida no Ocidente por Meaco (japonês: 都; miyako), que significa, literalmente, "capital". Kyoto é ocasionalmente apelidada de "Velha Capital" e "Cidade dos Samurais".

HISTÓRIA

Apesar de existirem vestígios arqueológicos que datam a presença humana nas ilhas do Japão por volta de 10 000 a.C., a zona de Quioto só começou a ser habitada já no século VII. Durante o século VIII, quando o clero budista se tornou influente junto do governo imperial, o imperador optou por colocar a capital numa região distante da influência budista.

A nova cidade, Heian-Kyō ("capital de Heian") tornou-se o assento da corte imperial em 794. Posteriormente, mudou-se o nome da cidade para Kyōtō (“cidade capital”). Quioto continuou a ser a capital do Japão até 1868, quando se deu a transferência do governo para Edo, a que posteriormente se alterou o nome para Tokyō (“capital Este”). Após Edo passar a ser conhecida porTóquio, Quioto foi, por um curto período, conhecida por Saikyō (西京, "Capital Oeste"). Note-se que a questão de qual é a capital em termos legais é ainda alvo de controvérsia.

Em 1997 Quioto foi o local onde decorreu a conferência de onde resultou o Protocolo de Quioto sobre a emissão de gases produtores de efeito de estufa.

GEOGRAFIA

Quioto localiza-se na parte médio-ocidental da ilha de Honshu. Devido às montanhas que a cercam por todos os lados, Quioto é famosa pelas suas quentes noites de Verão, sem a mínima aragem.A cidade está disposta num padrão similar a uma grelha de acordo com a tradição chinesa. Hoje em dia, a principal zona de negócios localiza-se nas partes centro e sul da cidade, com a zona norte, muito menos habitada, a manter um aspecto muito mais verdejante.

Demografia


De acordo com os dados de 2003, a cidade tinha uma população estimada de 1 466 163 habitantes, e uma densidade populacional de 2 403,68 pessoas por quilómetro quadrado, para uma área total de 610,22 quilómetros quadrados.
Subdivisões


Quioto divide-se em onze zonas (ku):


Togetsukyo - a ponte para o céu. 


Economia

O turismo é a grande base da economia de Quioto. O legado cultural da cidade é constantemente visitado por grupos vindos de escolas de todo o Japão e turistas estrangeiros.
A indústria da cidade é maioritariamente formada por pequenas fábricas, a maior parte das quais dirigidas por artesãos que produzem artesanato tradicional japonês. A cidade é o centro de produção de quimonos por excelência. Contudo, estas actividades têm registrado uma redução, uma vez que a venda de produtos tradicionais estagnou.
A única indústria de dimensão razoável em Quioto é a electrónica: é na cidade que se situam os quartéis-generais da Nintendo e da Nintendo Japão, bem como a OMRON Co., a Kyocera Co. (o nome deriva de Kyoto Ceramic) e Murata Manufacturing. Contudo, o crescimento das indústrias de alta tecnologia não é o suficiente para superar o declínio das indústrias tradicionais, e, como resultado, Quioto está em declínio face à evolução de outras cidades japonesas.

Infraestrutura

Educação

Quioto é conhecida como um dos centros académicos do país, albergando trinta e sete instituições de ensino superior. As três maiores e mais conhecidas universidades locais são as universidades de Quioto, Doshisha e Ritsumeikan. Entre estas, a Universidade de Quioto é considerada uma das melhores universidades do Japão, com vários laureados com o Prémio Nobel, como Hideki Yukawa.

Quioto tem também uma rede de ensino superior única, chamada Consortium of Universities in Kyoto, que disponibiliza os seus cursos como parte do curso que é obtido nas 49 universidades que a constituem.

Transportes




Metro - Estação de Yamashina na linha Tozai.


O Kansai International Airport fica a 72 minutos de Quioto de comboio (o Haruka Express), uma hora e meia de automóvel (limite de velocidade nas autoestradas: 80 km/h). Muitos visitantes estrangeiros chegam a Quioto de comboio rápido Shinkansen, vindos deTóquio, numa viagem de aproximadamente duas horas.

As redes de metropolitano e autocarro cobrem razoavelmente as necessidades. Contudo, a maior parte dos pontos turísticos são alcançáveis a pé, numa cidade que é extremamente plana. Os autocarros urbanos custam 220 Ienes por viagem, mas a maneira mais rentável de viajar por Quioto de autocarro é comprando um passe de um dia sem limite de viagens por 500 Ienes. Também é razoável alugar uma bicicleta, quem esteja à vontade neste meio de transporte, muito popular nesta cidade.

Cultura

Quioto é conhecida pela sua cozinha local. Ao contrário da região vulcânica de Kanto, o solo rico de Quioto permite o cultivo de uma variedade de vegetais e os vários cursos deágua existentes proporcionam boas condições para a pesca.

É considerado o centro cultural do Japão. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando os bombardeios varriam o país, Quioto e os seus 1600 templos budistas, 400 locais de culto Xínto, os seus palácios, jardins e edifícios foram poupados, tornando Quioto uma das cidades mais bem preservadas de todo o Japão. Na região de Quioto encontram-se alguns dos mais famosos templos do Japão, incluindo:




O Pavilhão Dourado.



O Pavilhão Dourado


Kiyomizu-dera, um magnifíco templo de madeira erigido numa encosta; 
Kinkaku-ji, o Pavilhão Dourado; 
Ginkaku-ji, o Pavilhão Prateado; 
Heian Jingū, um templo xintoísta em louvor da família imperial (construído em 1895); 
Ryoan-ji, famoso pelo seu jardim de pedras
O templo Shunkoin

Outros locais de relevo dentro e em redor de Quioto incluem o monte Arashiyama e o seu lago pitoresco, a zona de Gion, um antigo bairro de geishas, e os canais que atravessam algumas das suas ruas mais antigas.

Os "Monumentos Históricos da Antiga Quioto" estão classificados como património mundial da humanidade pela UNESCO. Destes monumentos fazem parte os templos Kamo (Kami e Shimo), Kyo-O-Gokokuji (Toji), Kiyomizu-dera, Daigoji, Ninnaji, Saihoji, Tenryuji, Rokuonji (Kinkaku-ji), Jishoji (Ginkaku-ji), Ryoan-ji, Honganji, Kozan-ji e o castelo Nijo.

Os nativos de Quioto também falam um dialecto japonês chamado Kyoto-ben, que é uma variação do dialecto Kansai, falado na parte ocidental do Japão. Um exemplo típico é a palavra ookini, que significa "obrigado".

Festivais

Realizam-se em Quioto os festivais: 

Desportos

No futebol, Quioto tem a equipa Kyoto Purple Sanga na segunda divisão da liga japonesa.
Apesar da popularidade da vizinha equipa de basebol Hanshi Tigers, Quioto nunca teve uma equipe na NPB (Nippon Professional Baseball). Em compensação, as equipes de baseball do ensino secundário são fortes, com Heian e Toba em particular, a terem bons desempenhos no torneiro que se disputa anualmente no Koshien Stadium, emNishinomiya, perto de Osaka.

Fontes: youtube, wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...